segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Respeitável Publico! Apresentamos... os ELEFANTES "in natura"

Elefante Africano - Foto tirada no parque nacional durante um game drive
Falar da emoção que tivemos ao ver nosso primeiro elefante não é tão simples assim.
Ve-los tão imponetes na natureza, observar seu andar macio, seu corpo gigante e suas presas de marfim não é uma experiência fácil de explicar. Envolve muitos sentimentos, amor, respeito, admiração, medo, fascínio e principalmente paciência, pois o tempo dos elefantes é outro!
Quando fomos ao nosso primeiro Game Drive, um passeio de 4x4 dentro do parque nacional tivemos a honra de encontrar  MUITOS elefantes comendo calmamente um arbusto bem próximo do nosso carro! Mas foi só no ultimo Game Drive que pudemos obervar um elefante africano com menos de 5 metros de distância... Uma experiência que vou guardar para sempre na memória e lógicamente no cartão SD da camera digital!
Os elefantes nos fascinam desde sempre, e poder ve-los em seu habitat natural é algo completamente diferente do que ve-los no zoológico ou no circo, domesticados, tolidos de sua rotina natural.
No parque os elefantes são realmente grandes. Talvez por não viverem em cativeiro sejam mais desenvolvidos, não sei explicar, mas eles tem um tamanho descomunal e passam uma sensação de poder, confiança, calma e equilibrio que é difícil não notar e admirar. Eles pedem por respeito!
Os elefantes são entidades sagradas, imensos e muito perigosos apesar de não serem hostis.
Por onde passam derrubam arvores, cercas, fazem acrobacias incríveis com suas trombas compridas e dependendo do caso, podem sim atacar e matar humanos. Não são poucos os casos de morte por elefantes, especialmente na Ìndia, onde é comum vê-los dosmeticados.
Enfim, por seu tamanho, beleza, poder e força, é preciso, assim como tudo na natureza, respeitar esses animais!
Como o elefante é o nosso animal favorito, resolvemos fazer com as crianças na escola um baby elephant.
Foi uma experiência única, as crianças se envolveram e fizemos um worshop maravilhoso num sábado, domingo e segunda e terça (final de semana e feriado).
Ficamos muito contentes pelo empenho das crianças, principalmente de ver como elas estavam contentes em poder realizar algo tão diferente! Criar um animal tão comum ao cotidiano, em forma tridimensional, ou seja, escultura, em tamanho grande, coletivamente!
Nosso workshop teve várias etapas e no final, quando sentamos em roda para perguntar às crianças o que elas mais tinham gostado, a resposta foi unanime... "o ELEFANTE", responderam.
Enfim, o que falar desses nossos amiguinhos gigantes...
Aprendi muitas coisas sobre o costume dos elefantes e agora vou compartilhar um pouco.
Andando pela comunidade, pelo camp e também pelo parque nacional, notamos que muitas árvores estão caídas... Lógicamente quando perguntei o motivo, a resposta foi... Os elefantes derrubam.
Bom, fiquei pensando nisso durante muitos dias... e minha curiosidade não aguentou, no ultimo dia em que estávamos no camp fui procurar saber porque eles derrubavam as árvores....
Fiquei surpresa com a lição!
A mãe natureza é sábia e seus filhos naturais são muito bem educados... Exceto os filhos humanos!
Os elefantes derrubam as árvores para comer a copa. Pois as folhas recebem mais luz do sol, ficam mais doces e macias e tem mais nutrientes. Achei meio triste saber que eles derrubavam as árvores para comer a copa, me pareceu meio egoísta, fiquei me perguntando... e as girafas?
Mas então tive uma outra lição da natureza.
Quando os elefantes derrubam uma árvore, eles proporcionam alimentação rica em nutrientes para os animais de médio e pequeno porte que vivem no parque. O restante o solo absorve como nutriente.
Como eles nunca derrubam as árvores pelas raízes, a árvore continua a crescer, ou seja, eles não matam as árvores e ainda ajudam a enriquecer o solo e a alimentar pequenos animais com folhagens mais ricas. Resultado... Os elefantes são animais que ajudam a equilibrar o meio ambiente de forma muito bonita, apesar de parecer radical, uma árvore caída serve para muitas coisas!
Ao mesmo tempo em que tira, o elefante devolve para o ambiente o que comeu, pois até as suas fezes são reaproveitadas...
O ELEFANTE É UM ANIMAL SUSTENTÁVEL.... É UM VERDADEIRO "SUCATINHA DE LUXO"

* Voces sabiam que os Bushman (índios locais) usam o cocô do elefante como repelente de insetos? Segundo eles, o cocô seco quando queimado produz uma fumaça que repele os insetos.... Adorei a informação.
Também é possível, segundo a cultura Bushman, usar o cocô do elefante para aliviar dores de cabeça e outros tipos de mal estar. O cocô do elefante também é usado para o artesanato local, ou seja, pode-se fazer papel reciclado com ele e outras inveções malucas... Nós por exemplo usamos de bola para jogar volei! foi muito engraçado!
Jogando volei com..... cocô de elefante!


Publicar postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário