segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Leões, zebras, gnus e urubus!






































Não dá para ir até a Africa e não sonhar com o Leão, o rei da Selva.
Em Botswana ele realmente reina absoluto, é o rei dos felinos.
Nossa aventura pelo parque não nos possibilitou a chance de encontrar esse gatão, mas nos deixou com um gostinho de quero mais e com uma bela desculpa para voltar.
Os Leões são criaturas que caçam e adoram uma zebra ou um Gnu. O parque nacional é cheio de carcaças desses animais, que depois de devorados pelos leões, leopardos, hiena, servem de alimento para os Urubus.
Esses pássaros vivem em ninhos enormes nas copas das arvores mais altas, pode ter a cabeça branca ou preta, nós vimos os dois tipos. Os Urubus não caçam, mas se alimentam da caça dos outros animais... São os espertinhos da natureza... Ficam em seus ninhos no topo das árvores só "URUBUZANDO" daí o porque da expressão! Quando percebem que tem uma carniça no pedaço atacam! Uns fofos esses bichinhos! :-)
Mas então voltando às carcaças, elas permanecem no local onde foram abatidas.
Passar pelo parque de carro e ver essas carcaças nos dá a certeza de que estamos na natureza. A primeira vez que vi uma carcaça no parque fiquei meio chocada, era uma carcaça de elefante e estava servindo de banquete para os Urubus. Então tudo fez sentido. Na natureza selvagem do deserto de Kalahari, os animais lutam pela sobrevivência, seja caçando ou fugindo de seus caçadores, eles lutam pela vida e por ícrível que pareça é uma luta justa.
Cada animal é uma pintura, cada um tem em sua genética características que os disfarçam e camuflam tornando-os seguros. Já os caçadores, tem melhor visão, melhor olfato, e são ágeis.
Enfim é um mundo justo... Nenhum animal mata outro se não for para se alimentar. As espécies vivem colaborativamente.
Os Gnus, por exemplo, vivem com as zebras e compartilham o alimento, pois o que a zebra despreza o Gnu come. Esses animais de beleza duvidosa, são lindos em bando, correndo, por outro lado, apavoram pela sua estética e estranha corcunda. São tímidos, fogem, se escondem. São saborosos para os Leões e Leopardos...
Os Gnus, enxergam muito mal, e contam com o auxilio da boa visão das zebras para poderem fugir de seus predadores.... ao menor sinal de perigo são os primeiros a desaparecer.
Já as zebras, com seu visual psicodélico, não poderiam ser mais escandalosamente chamativas, certo? Errado! As zebras vistas de longe são cinza.... uma camuflagem excelente considerando o fato de que os Felinos tem visão de longo alcance. Resultado, tudo na natureza é certo...
Pode parecer cruel, mas é justo e merece respeito!
A pele da zebra ainda é alvo de muitos caçadores, que matam esses belos animais para poder vender suas peles por valores no mínimo tão escandalosos quanto as belas listras do animal. Uma pele de zebra chega a custar U$ 8000,00. A pele do animal morto pode até ser avaliada... mas ter o privilégio de ver um animal tão lindo na natureza não tem preço! Vamos pensar nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário