sábado, 8 de outubro de 2011

Banho sustentável!

A melhor coisa de estar em contato com a Natureza é saber que dá para se ter conforto sem precisar agredir o meio ambiente.
Durante nossa estada em Botswana, a hora do banho era o momento mais aguardado por mim.
Nosso banho era preparado por nós mesmas... Um momento divertido, inteligente e sustentável.

Caixa de metal onde ficavam armazenados 4 baldes com água
sistema de aquecimento solar
Ao lado do nosso chuveiro, havia uma caixa retangular de ferro com tampa de vidro e lá dentro, quatro baldes de água tomavam sol o dia todo e logicamente esquentavam muito.
Uma vez quente, a água era transportada para outro balde, nosso chuveiro propriamente dito.
O que entendemos por hora do banho, ou seja, chuveiro, era um balde com uma ducha acoplada alçado a uma altura razoavel, por um sistema de roldana...
Nós tomavamos nosso banho quentinho, super relaxante pois nosso box era a céu aberto e melhor, super ecologicamente correto.
Um único balde de água dava para lavar o corpo, cabelos e ainda nossas roupas íntimas, ou seja, ótima relação custo benefício... Algumas vezes Camila e eu dividíamos um balde, isso se o banho fosse rapidinho, sem lavar a cabeça... Naquele caso, dava para dividir o conteúdo de um balde...
Sistema de roldana para suspensão do balde... chuveiro
acoplado.
Enfim, vale lembrar - quando estivermos tomando banho no conforto das nossas casas - que a água do planeta está em extinção!
Então, porque não fechar o chuveiro para lavar os cabelos?
E... que tal usar a ducha com metade da potência, especialmente quando precisamos esperar a água aquecer? Afinal, não há necessidade de abrir todo o chuveiro enquanto esperamos!
E lá vão mais algumas dicas para um banho ecologicamente correto!
Atualmente é possível encontrar no mercado produtos de banho não agressivos ao meio ambiente, são aqueles bio degradáveis... Em Botswana tivemos a sorte de ter a nossa disposição alguns desses produtinhos. Todos produzidos pelos moradores locais... Uma delícia.




:-) Breve postaremos o vídeo do nosso banho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário