Projeto Arte & sustentabilidade para Botswana

PROJETO ARTE & SUSTENTABILIDADE: para Botswana
CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA VIDA SELVAGEM.
Projeto desenvolvido para trabalho em Co-Parceria com o projeto
“Water for Life” – Conservation Safari (Meno a Kwena Camp – Botswana).



Projeto desenvolvido pelas artistas visuais e sócias
Do Ateliê Sucatinha de Luxo
Camila di Giacomo
Alessandra Cherazard Maiello

16 a 30 de setembro de 2011

Quando estávamos nos preparando para ir à escola no nosso primeiro dia de trabalho, 
nos deparamos com os elefantes bem na frente da nossa tenda! 
Que emoção, quanta inspiração!

O Ateliê Sucatinha de Luxo desde sua concepção é um espaço de atividade para crianças e tem como principal objetivo a  educação ambiental por meio da Arte. A proposta do ateliê é trabalhar a criatividade reaproveitando materiais e mostrar para as crianças que o lixo também pode virar brinquedo.
A maioria das nossas oficinas são inspiradas em cenas cotidianas do universo infantil ou nas obras de artistas consagrados como por exemplo (Niki de Saint Phalle, Gaudì e etc).
À convite do “Water for Life” - Art & Scraps, projeto coordenado pela designer Janaina Matarazzo que há 3 anos vive em Botswana, o ateliê Sucatinha de Luxo foi informado que trabalharia com as crianças de uma comunidade local chamada Moreomaoto e que para tanto, deveria pensar em atividades que pudessem conscientizar as crianças, da escola primaria local, sobre a conservação do meio ambiente e a relação da sociedade com a vida selvagem.
Em Botswana, os ecologistas enfrentam grandes problemas com os pecuaristas por causa da invasão dos animais selvagens nas áreas de pasto destinadas ao gado, grande fonte de renda do país.
Os fazendeiros locais abatem os animais selvagens (leões, zebras, gnus, elefantes) que invadem as suas terras. Na tentativa de controlar essa matança uma cerca foi instalada separando o parque nacional, reserva ecológica, da área “chamada rural” .


PROPOSTA DE ATIVIDADE
A proposta do ateliê foi eleger algumas crianças da escola, um total de mais ou menos 20, com interesse nas atividades de Arte, para que pudessem participar de um workshop.
Como na comunidade as crianças não produzem lixo, pois se alimentam de produtos naturais, a idéia foi trabalhar com o lixo produzido pelos turistas que visitam o país em busca de aventura nos diversos safáris. As artistas plásticas Alessandra e Camila, se hospedaram no Meno a Kwena Camp e como participantes convidadas do projeto, puderam já nos primeiros dias desfrutar de um Game Drive (passeio de off Road dentro do parque ecológico nacional), o que possibilitou o contato com os demais animais selvagens, facilitando muito idealizar o workshop para as crianças.
Por questões internas e por conta de um feriado nacional (independência do país) a escola disponibilizou apenas 4 dias para o workshop do projeto o que reduziu em um dia as etapas do projeto.
Etapas:
1º. Dia – Apresentação do programa, intenção e informações sobre o decorrer da atividade - divisão das crianças em grupos (no caso, dividimos em dois grupos). Escolha e construção dos animais com sucata.
Material: Caixas, garrafas pet, fita crepe.


2º. Dia – Apresentação da atividade do dia – Recortar jornal – separar grupos para empapelar os animais. Desenho dos animais selvagens que mais gostam (para sensibilização das crianças). Organização do espaço e limpeza dos materiais.
Material: cola branca, água, jornal picotado


3º. Dia – Apresentação da atividade do dia – Troca dos grupos para pintura dos animais – discussão das cores. Intervenção na escola – Atividade extra pintura de flores de pet... Olhando a natureza (flores) desenho de observação das flores.
Material: Flores de garrafa pet, tinta, corante, gliter, pinceis
   
4º. Dia – Finalização dos animais com pintura dos detalhes, e customização, e intervenção na escola, colocação das flores nas árvores. Verniz.
Material: Pincel, tinta látex, corante, verniz. Lã.
       
  

5º. Dia – Confraternização. Troca de brincadeiras, pintura dos rostos das crianças com máscaras dos animais -  fotos com os animais, limpeza da sala de aula, roda de conversa com as crianças. Descoberta dos totens das crianças e desenho dos animais protetores das famílias locais.


Observações Interessantes:
Por conta dos feriados, tivemos um dia a menos de atividade na escola, portanto escolhemos e montamos as estruturas dos animais no Camp. Decidimos, após visita ao parque nacional criar um elefante e uma girafa, pois são os animais encontrados mais facilmente no parque!
O restante das atividades seguiu o cronograma.

Durante o processo de construção dos animais, envolvemos as crianças
pintando seus rostos e os nossos também, é claro!

As crianças empapelando o elefate e a girafa (1o dia de trabalho)

Ultimo dia da escola, as crianças se transformaram em seus animais preferidos!
Eu acabei ensinando cada uma delas a usar a camera digital! Foi maravilhoso!

Flores com lantejoulas e gliter... foi uma festa de cores e brilhos!

Animais finalizados! Hora de interagir com a natureza!


RESULTADOS
Durante todo o workshop tivemos adultos traduzindo as informações para a língua local, Setswana. Embora a maioria das crianças entendam o inglês, língua oficial, na escola primária a alfabetização de dá na língua original do país.
Foi gratificante perceber o entusiasmo das crianças que partiram do estranhamento no primeiro dia, para uma total aceitação a partir do segundo dia do projeto. Todas as crianças envolvidas no workshop compareceram todos os dias e as crianças além de participarem propunham jogos e soluções para as dificuldades encontradas. Foram muito cuidadosos com os materiais e com a limpeza e conservação tanto dos matérias quanto da sala de aula.
Uma das coisas notadas, foi a participação das professoras que inicialmente criaram resistência ao projeto e no ultimo dia fizeram cartas de agradecimento, desenhos e participaram ativamente junto com as crianças.
Os artistas locais logo no início do projeto ajudaram bastante e por eles mesmos decidiram criar um hipopótamo usando a técnica de papier machè que aprenderam conosco.
As crianças adoraram a experiência de criar animais gigantes e isso, quando perguntadas, foi a atividade mais significativa dentre todas que fizeram durante o projeto.
Embora a criação dos animais tenha sido para as crianças uma etapa importante do projeto, para o Ateliê, foi mais importante a descoberta da influência dos animais na vida das pessoas.
Cada família possui um animal de proteção que eles chamam de totem da família. Esse totem – animal - é escolhido de acordo com o que cada família julga importante (no caso de uma das professoras, o totem era um antílope que foi escolhido como tal, por ter salvado a vida de um dos membros da família, avisando sobre a proximidade de um leão.
Os totens não podem ser mortos por membros da família, nem comidos, nem caçados... São mesmo animais reverenciados e de proteção.  Trabalhar com esses animais possibilitou uma grande sensibilização com as crianças principalmente com relação à preservação das espécies.


PROJETOS FUTUROS
A idéia de continuidade deste projeto é levar essa proposta de sustentabilidade para outros locais, trabalhar com outras crianças de modo que possam se sensibilizar não só com a vida dos animais, mas com os recursos naturais de onde vivem, fauna, flora, mares, rios, florestas, mata, deserto. Enfim, assim como acontece em Botswana, onde a escola local não tem luz, onde 84% do país é desértico e onde, estima-se, 40% da população está infectada com o HIV, outros locais do mundo também enfrentam grande problemas, mas vimos que em Botswana, apesar da matança dos animais, as pessoas ainda vivem em harmonia com a natureza que por lá é árida e inóspita. Uma natureza que está por todos os lados.
As casas são pequenas construções circulares com telhado de palha, banheiros externos, sem encanamento. Estima-se que haja na região onde estávamos cerca de 4 bois para cada humano, o que significa que existe muita resistência dos pecuaristas com os ecologistas.
Enfim, a idéia do ateliê  não é só itinerar com este projeto mas também organizar grupos para novos projetos de safári de conservação em Botswana, com jovens que tenham interesse em trabalhar com a comunidade e também experênciar a vida selvagem. Essa troca de olhar, de ponto de vista talvez seja o maior ganho para um brasileiro que se dispõe a participar de um projeto como este.
Pretendemos ainda uma troca de informações entre escolas brasileiras e a escola de Botswana possibilitando às crianças brasileiras um olhar mais aprofundado sobre os problemas locais e os problemas que vivem as crianças em outras partes do mundo.
Sobre as sucatinhas
Camila di Giacomo –  Artista visual formada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Pualo, Idealizadora do Ateliê Sucatinha de Luxo, desde sempre trabalha com sucata, desenvolvendo diversos trabalhos com a técnica de papier machè. Trabalhou como Arte Educdora durante 8 anos e atualmente se dedica ao Ateliê Sucatinha de Luxo
Alessandra Cherazard Maiello – Artista Visual, pós graduada pelo Centro Universitário Maria Antonia _ USP – Trabalhou durante 7 anos como assistente de projetos e curadoria com a Artista Visual  Dra. Lilian Amaral desenvolvendo projetos em diversas áreas da Arte. Passou a integrar o ateliê em 2010.


 BIBLIOGRAFIA:
Informações sobre botswana
informações sobre o Mena a kwena Camp
Informações sobre Janaina Matarazzo
Projeto musical marimba – Water for life
Conservation safari
sucatinha de luxo


EM BREVE INSERÇÃO DE IMAGENS